Vaza Jato nos jornais – 20 e 21 de julho
Vaza Jato nos jornais – 20 e 21 de julho

21/07/2019 -

Por Eduardo Barbabela, Juliana Gagliardi, Natasha Bachini e João Feres Jr.

Os dias 20 e 21 de julho apresentaram as duas menores coberturas da Vaza Jato, com apenas 1 texto em cada dia, ambos publicados pela Folha de São Paulo. O Globo, Estadão e Jornal Nacional ficaram silentes sobre o caso nos últimos dias.

O GLOBO

glb

Não houve menção à Vaza Jato nas edições dos dias 20 e 21 de julho.

 

ESTADÃO

 esp

Não houve menção à Vaza Jato nas edições dos dias 20 e 21 de julho.

 

FOLHA DE S. PAULO

fsp

Em artigo de opinião publicado no dia 20 de julho, Fernando Haddad destaca que as mensagens entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol sobre Fernando Henrique Cardoso apontam para uma atuação ilegal de Moro dentro da Lava Jato. No dia 21 é a vez de Jânio de Freitas citar outras mensagens publicadas pelo Intercept e apontar as transgressões de Moro. O jornalista também relembra que os processos contra ex-juiz estão parados há mais de dois anos, no CNJ.

JORNAL NACIONAL

Não houve menção à Vaza Jato nas edições dos dias 19 e 20 de julho.

FACEBOOK

No dia 19 de julho, não tivemos posts no ranking dos mais compartilhados tratando da Vaza Jato. A maioria das publicações nessa data criticou a declaração do presidente Bolsonaro de que não há pessoas passando fome no Brasil. No dia 20 de julho, nenhum dos posts da lista referiu-se ao escândalo da Vaza Jato. O assunto predominante entre os posts foi outro vazamento, de um comentário xenófobo do presidente Bolsonaro com o ministro Lorenzoni: ‘Daqueles governadores de ‘Paraíba’, o pior é o do Maranhão’. Esta declaração foi largamente criticada pelas páginas da imprensa e da esquerda na data.

CONCLUSÃO

Conforme temos destacado, a presença da Vaza Jato nos jornais está associada diretamente a novas denúncias do Intercept.  Vejamos se os vazamentos deste domingo (21/07) que envolvem Moro, Dallagnol e Flávio Bolsonaro terão impacto na cobertura dos próximos dias.

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!

Publicação anterior

20/07/2019 - Por Eduardo Barbabela, Juliana Gagliardi, Natasha Bachini e João Feres Jr.  O quadragésimo dia de cobertura da Vaza Jato tivemos somente sete texto no total. A decisão de Dias Toffoli ...
Próxima publicação

23/07/2019 - Por Eduardo Barbabela, Juliana Gagliardi, Natasha Bachini e João Feres Jr. O quadragésimo terceiro dia de Vaza Jato traz cinco textos sobre o escândalo. As novas mensagens vazadas pelo Intercept ...