Vaza Jato nos jornais – 05 de julho
Vaza Jato nos jornais – 05 de julho

06/07/2019 -

Por Eduardo Barbabela, Juliana Gagliardi, Natasha Bachini e João Feres Jr.

Número de textos publicados desde o primeiro dia da cobertura do escândalo (10/06/19)

Número de textos publicados desde o primeiro dia da cobertura do escândalo (10/06/19)

O vigésimo sexto dia desde a eclosão do escândalo, a cobertura foi bastante fraca, com apenas 8 textos, o segundo menor número da série.

O GLOBO

Número de textos publicados desde o primeiro dia da cobertura do escândalo (10/06/19)

Número de textos publicados desde o primeiro dia da cobertura do escândalo (10/06/19)

O Globo manteve a cobertura tímida, com apenas três textos, todos neutros. O jornal repercute a matéria publicada pela Folha de São Paulo no dia anterior na qual Leo Pinheiro afirmava não ter mentido em sua delação sobre o ex-presidente Lula. O jornal também abre espaço para a defesa de Lula na mesma matéria.

ESTADÃO

Número de textos publicados desde o primeiro dia da cobertura do escândalo (10/06/19)

Número de textos publicados desde o primeiro dia da cobertura do escândalo (10/06/19)

O Estadão tem a menor cobertura do dia entre os pares, com apenas um texto. Uma nota na coluna do Estadão pontua que Moro esqueceu o troféu entregue pelo deputado Boca Aberta (PROS-PR) ao sair durante a confusão na comissão de Constituição e Justiça.

FOLHA

Número de textos publicados desde o primeiro dia da cobertura do escândalo (10/06/19)

Número de textos publicados desde o primeiro dia da cobertura do escândalo (10/06/19)

A Folha também apresenta cobertura tímida, com quatro textos. Em sua coluna, Reinaldo Azevedo discute a resposta da Polícia Federal a seus questionamentos sobre uma possível investigação de Glenn Greenwald. Conforme o jornalista afirma, a PF não nega que haja investigação, apenas não confirma. O diário também abre espaço para uma reportagem na qual a defesa do ex-presidente Lula rebate as afirmações feitas pelo delator da OAS, Léo Pinheiro, em carta enviada por ele à Folha. Por fim, o jornal destaca o pedido realizado pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) para que os ministros da Justiça e da Economia esclareçam se há investigações envolvendo Glenn Greenwald.

Jornal Nacional

Não houve menção à Vaza Jato na edição de ontem (04/07) do Jornal Nacional.

Facebook

Em 4 de julho, dois posts entre os dez mais compartilhados do dia fizeram alguma referência à Vaza Jato. No post mais compartilhado, Kim Kataguiri provocou os petistas com a carta que Léo Pinheiro enviou à Folha, na qual reafirmou que o triplex e o sítio de Atibaia eram propina para Lula. Neste mesmo post, é anunciado um filme sobre “a verdadeira queda do PT”, que estreará, segundo o MBL, em setembro. Em outro post, Eduardo Bolsonaro saiu em defesa de Moro após sessão conturbada na Câmara, na última terça, fazendo uma série de acusações contra os deputados da oposição que questionaram o ministro.

Conclusão

Sem novas informações, os jornais pouco fizeram para manter a Vaza Jato em suas páginas. Contudo, as novas denúncias publicadas hoje pela Revista Veja prometem reacender o escândalo.

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!

Publicação anterior

05/07/2019 - Por Lidiane Vieira, Natasha Bachini, Eduardo Barbabela, Juliana Gagliardi e João Feres Jr. Introdução No dia 26 de abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro em sua conta pessoal do ...
Próxima publicação

07/07/2019 - Por Eduardo Barbabela, Juliana Gagliardi, Natasha Bachini e João Feres Jr. A cobertura dos jornais do dia 6 de julho citou as acusações da revista VEJA, mas destacou mais a ...