De 8 a 14 de junho de 2020
De 8 a 14 de junho de 2020

Por Natasha Bachini, Eduardo Barbabela, Douglas Moura, Keila Rosa, Andressa Liegi Costa, Monique Sousa, Bruna Medina, Ana Beatriz Getirana, Robson Nunes e João Feres Jr
22/06/2020 -

 

Na semana de 8 a 14 de junho de 2020 foram observados 14.325 posts nas 719 páginas de nossa amostra, que geraram 9.282.709 compartilhamentos. Os principais recursos utilizados nos posts foram fotos (40%), links (38%), vídeos (21%) e  somente texto (1%).

Os posts dos aliados do governo seguem liderando o debate na rede, destacando-se nesse quesito os perfis dos deputados André Janones (AVANTE-MG) e Carla Zambelli (PSL-SP), que juntos alcançaram quase 1.5 milhões de compartilhamentos. Marcaram presença no ranking também o presidente e dois de seus filhos, Eduardo (PSL-SP) e Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Observa-se um alinhamento discursivo entre esses perfis, que promovem um enquadramento conspiratório, como se o governo Bolsonaro fosse alvo de diferentes ataques simultâneos, da esquerda, da imprensa, das instituições e da OMS.

Nesta semana, os políticos citados a-poiaram as posições de Jair Bolsonaro frente à pandemia – particularmente quando se opõe às orientações da OMS – , e à redução do auxílio emergencial.

Nos três posts mais compartilhados da semana, o deputado Janones (AVANTE-MG) pauta a questão do auxílio emergencial a partir de lives com notícias “em primeira mão”, comemorando a sua prorrogação, defendendo seu aumento e declarando que era o Congresso e não o Governo Federal que se opunha ao aumento. Ainda sobre esses repasses, a Caixa é acusada por Janones de “roubar dinheiro do povo” ao não liberar o saque físico.

Já a deputada Zambelli (PSL-SP), Bolsonaro (sem partido) e os filhos do presidente concentraram-se em relativizar o número de casos e mortes decorrentes da Covid-19 no Brasil (o país ocupa a segunda posição mundial em casos confirmados e a ter-ceira em mortes) a  partir de uma matéria do Jornal da Band que estima esses números por milhão de habitantes e coloca o país respectivamente nas 32º e 19ª posições. A mesma matéria ainda destaca o Brasil em segundo lugar no número de recuperados, perdendo apenas para os EUA.

Esses perfis investiram também em desacreditar as recomendações da OMS sobre a transmissão por assintomáticos e fizeram campanha pelo uso da hidroxicloroquina e da azitromicina. Os programas do apresentador Sikera Junior foram frequentemente mobilizados para endossar essa argumentação.

Trata-se de veiculação de fake news nos dois casos, visto que a agência nunca afirmou que assintomáticos não transmitem e tampouco recomendou o uso de tais substâncias no tratamento dos doentes.

Na tentativa de blindar o presidente e seus apoiadores das acusações de crimes e improbidades que os cercam, os posts desses aliados de Bolsonaro atacam o Congresso, a mídia e os governadores, especialmente João Dória (PSDB-SP), responsabilizando-os pelo desemprego e pela recessão econômica no país. Além disso, estas páginas, mais uma vez, inverteram os fatos e acusaram o movimento “Somos 70%” de ser “antidemocrático”, “um requentado do PT”, que na sua visão, não aceita o resultado das urnas.

Para baixar nosso relatório, clique aqui.

 

Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!

Publicação anterior

Por Natasha Bachini, Eduardo Barbabela, Douglas Moura, Keila Rosa, Andressa Liegi, Monique Sousa, Bruna Medina, Ana Beatriz Getirana, Robson Nunes e João Feres Jr
17/06/2020 -   Entre os dias 1º. e 7 de junho de 2020, foram observados 17.191 posts nas 719 páginas de nossa amostra, que geraram 10.230.467 compartilhamentos. Os principais recursos utilizados nos ...
Próxima publicação

Por André Madruga, Luiza Medeiros e Mila Teixeira
23/06/2020 -     No episódio 14 do Podcast, a pesquisadora do Manchetômetro Luiza Medeiros recebe a convidada Mila Teixeira, roterista da Rede Globo e coordenadora do conteúdo do projeto #PorqueÉMulher para conversarem sobre racismo e ...